Ordenamento do Território dos Açores

Este item é dedicado aos relatórios de avaliação dos Instrumentos de Gestão Territorial em vigor na Região, nomeadamente aqueles cuja responsabilidade de elaboração pertence ao departamento do Governo Regional competente em matéria de ordenamento do território, e que pretendem promover a permanente avaliação da adequação e concretização da disciplina consagrada nos mesmos.

[+]

Monitorização do Território

Relatórios de Avaliação de Monitorização

Relatório do Estado do Ambiente dos Açores |2001|

Data do Documento

novembro 2002

Período de Avaliação

2001

Resumo

A elaboração do 1º Relatório do Estado do Ambiente dos Açores [REA.A], relativo ao ano de 2001, tem como principal objetivo iniciar um processo, que se pretende sistemático, de recolha e tratamento de informação ambiental relativa à Região Autónoma dos Açores. Este relatório consiste numa base de informação estatística agregada e sintetizada para servir de suporte aos processos de decisão a vários níveis e para os diversos agentes envolvidos.

O REA.A 2001 apresenta uma estrutura simples, maioritariamente não técnica e de fácil consulta. Inclui um breve capítulo de enquadramento regional, ao que se segue uma descrição e análise do estado do ambiente na Região, pelos diferentes temas ambientais considerados: água, alterações climáticas, ambiente sonoro, ar, energia, natureza e biodiversidade, promoção e gestão ambiental, recursos naturais, resíduos, riscos, solo e ordenamento do território, transportes e investimentos em ambiente.

Entidade Responsável

Secretaria Regional do Ambiente

Direção Regional do Ambiente