Ordenamento do Território dos Açores

Este item é dedicado à disponibilização de orientações metodológicas para diversos temas do ordenamento do território e do planeamento ambiental.

Biblioteca

Outros Trabalhos

Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores

Data do Documento

novembro 2001

Resumo

O estudo relativo à Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores foi desenvolvido no âmbito do Projeto Comunitário INTERREG IIC, Programa Operacional Sudoeste Europeu/ Diagonal Continental, e decorreu em paralelo com um estudo para Portugal Continental e para Espanha [território continental, ilhas Baleares e Canárias].

Este estudo contribuiu para um maior conhecimento e compreensão do recurso paisagem e deve ser entendido como a oportunidade de chamar a atenção para a importância de assegurar a sua correta gestão.

Ao longo de todo o estudo considera-se que a paisagem não pode ser entendida como imutável ou a conservar como se de um museu se tratasse. Muito pelo contrário, defende-se uma atitude de construção de novas paisagens, equilibradas e sustentáveis que respondam às necessidades atuais das comunidades humanas, sem negar o passado nem fechar as portas ao futuro.

Entidade Responsável

Secretaria Regional do Ambiente

Direção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos